Este artigo, elaborado em 2004, é uma singela homenagem aos educadores, pelo trabalho, amor e dedicação com que buscam, dia após dia, e durante toda as suas vidas, a construção de uma aprendizagem rica e duradoura, preparando o futuro adulto para uma vida mais saudável e prazerosa. Foi escrito com base no documentário francês “Ser e Ter”, de Nicolas Philibert, que aborda, de forma muito simples e inteligente, situações de aprendizagem no cotidiano da sala de aula. Como cenário uma escola comunitária do interior da França, o diretor ressalta a dedicação e paciência do professor Lopez, na transmissão da aprendizagem e na construção da adolescência de seus alunos.

 

Ser, Ter e o Aprendizado

 


Tive o prazer de observar a turma de alunos do dedicado professor Lopez. Foram cerca de 100 minutos mergulhados na simplicidade técnica do cinema, mas carregados de vida e experiências que, ao leigo espectador, até pode passar despercebido. Vivências do quotidiano, mas ricas e imperdíveis para a vida educadora. Uma interação fantástica entre crianças de diferentes idades, com cerca de quatro a nove anos, e um único professor, que, com firmeza, dedicação e afeto inigualáveis, ajuda seus alunos a construírem seus saberes sem desprezar a espontaneidade tão necessária ao crescimento.

 


Quando se fala de interação, a idéia é referir-se à forma com que o professor Lopez transmite seus conhecimentos. Coloca-se num papel de agente de seus saberes, ao mesmo tempo em que possibilita, de forma natural, a interação entre os alunos, na busca do aprendizado e do crescimento. As vivências remetem-nos, com grande facilidade, às situações sócio-interacionistas apresentadas pelas idéias vygotskianas, onde o desenvolvimento das funções intelectuais é mediado socialmente pelos signos e pelo outro. Signos estes que, a todo o momento, estão presentes na sala de aula do professor Lopez, através das louças, dos cartazes, ou, mesmo, do mobiliário típico de um lugarejo do interior da França. Uma relação que não se prendia aos limites da sala de aula ou do pátio da escola. Participava a comunidade escolar, onde pais, tios e irmãos dos alunos se envolviam mutuamente em tarefas e experiências que preparavam para o crescimento através da superação de suas dificuldades.

 


O documentário nos faz voltar para casa com uma reflexão muito forte sobre o nosso papel de educador. Embora, no fundo, nos alegra e conforta a certeza de querer acreditar que o mundo esteja cheio de anônimos educadores como o professor Lopez. Cada um com suas características próprias, sejam elas regionais, sociais ou econômicas, mas que trazem em comum a dedicação e a esperança da busca do aprendizado através do carinho e da riqueza espontânea e natural na interação com alunos e familiares.
A importância em dar limites com afeto através de uma disciplina. Em conhecer cada aluno e suas limitações, assim como de sua família, orientando-a e acolhendo-a nos momentos mais difíceis. Respeitar os limites e a individualidade de cada criança, estimulando-os e ajudando-os na superação de suas próprias dificuldades. Em aproveitar todas as situações do dia-a-dia para o aprendizado novo. Um simples ato de lavar as mãos, um passeio pela biblioteca, um lanche à sombra de uma árvore. Com a simplicidade das cenas e mergulhado na rotina do lugarejo, o personagem central encarna a figura, em nossas escolas, de vários profissionais simultaneamente. Desde o professor da sala de aula, o orientador escolar ou o jardineiro que embeleza a escola.

 


Parabéns ao professor Lopez e a alunos como Jojo, Julien, Axel, Olivier e os outros que, através das lentes do diretor Philibert, passam a todos nós mais esta oportunidade. Uma lição de vida a ser assistida por educadores, pais, alunos e toda a comunidade educacional que se preocupa com o desenvolvimento e o crescimento da infância.

 


O filme Ser e Ter é merecedor de todo nosso aplauso.

 

 

 

Rua Dr. Armando Barbedo, 410 - sala 202 

Bairro Tristeza

Porto Alegre, RS

Psicopedagoga Maria Rita Fernandes Araújo

      51  99989.7047

Site desenvolvido por

MAPA DO SITE